Avançar para o conteúdo principal

“Pataias, terra de cal”

            Joaquim Rodrigues Rato é considerado o primeiro escritor de Pataias a lançar uma obra sua.
           Desconhecendo, em grande parte, confesso, a obra e a vida de J. Rodrigues Rato, como dizer alguma coisa sobre ele? Um “(…) Pobre e humilde pastor (…)”, é como o próprio se intitula, em 1939, na sua primeira obra: “Lucinda com o Leão na Floresta”.
            Também o autor do prefácio desta obra, que desconheço, pois não assina, diz a dada altura: “O autor é um pastor rude e inculto com força de vontade e ousadia para vir defrontar o público na sua primeira publicação que agora apresenta.
            Quem o vir nem sequer imagina que seja capaz de escrever coisa que se veja.
            Não é, porém, o trabalho literário mas a imaginação que temos a apreciar neste homem, com inclinação para as letras.”
            É, ainda, o próprio autor quem, por volta de meados dos anos de 1950, na obra “Propaganda Regional – Um Cantinho do Meu Distrito (Leiria) – Segundo a Lenda”, nos diz, sempre com humildade, mais alguma coisa de si: “Eu, apesar de pessoa inculta e sem preparação tenho escrito durante a minha vida inteira, embora muitas vezes pouco acertado.
            Nasci com inspiração e inclinação para as letras. Infelizmente meus pais não tinham possibilidades de me mandarem instruir, ensinando-me apenas a ler e escrever uma carta. Era isto o suficiente, diziam eles. Foi meu professor um simples alfaiate, que também pouco sabia.”.
            Na introdução a esta obra, Joaquim Rodrigues Rato, afirma: “(…) alguma coisa direi da minha terra de Pataias e também das terras da sua família mais próxima, que são: Alcobaça, sua mãe, e Leiria, sua avó, e ainda Marinha Grande e Nazaré, talvez suas parentes.”.
            De facto, esta publicação parece distinguir-se das restantes da sua vasta obra, que, maioritariamente, se compreendia na poesia ou proza ficcionada (pequenos romances). É, portanto, uma descrição da realidade, à época, de alguns concelhos ou freguesias do distrito de Leiria, deixando-nos preciosa informação dessas terras.
            Joaquim Rodrigues Rato nasceu em 1887 e faleceu em 1975.
            Vejamos, então, o que nos disse sobre Pataias:

Comentários