Avançar para o conteúdo principal

Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro - Concerto de Páscoa 2017

            A ADESER II – Associação para Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande, IPSS “(…) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que promove projetos nacionais com aplicação a nível local, tendo surgido da necessidade de uma maior capacidade de intervenção na área social no concelho de Marinha Grande. Tem como missão o desenvolvimento integrado do Concelho da Marinha Grande prestando apoio na infância, juventude, idade adulta e idade sénior, procurando a sua integração biopsicosocial, assim como a preservação da identidade cultural e a formação profissional.”.
            Foi com a “ADESER” que se iniciaram na Marinha Grande actividades regulares e programadas dirigidas à população sénior marinhense, com a criação, em 2004, da Tertúlia dos Anos de Ouro, uma das valências da Associação.
            Desde 2004, a Tertúlia dos Anos de Ouro reúne-se duas ou mais vezes por semana, promovendo saudáveis encontros onde a partilha de saberes vai ajudando a relembrar, aprender ou aprofundar matérias das mais variadas áreas do conhecimento e interesses culturais: da história das ideias (filosofia) à história da literatura, passando pela história das religiões, geografia, inglês, história de Portugal, psicologia, oficina de escrita, história do Mundo, etc.
            Por outro lado, a Tertúlia vai também contando regularmente com inúmeras personalidades que, a convite, nos vêm trazer muito do seu saber. Por vezes, para além das enumeradas disciplinas, sempre bem leccionadas pelos Professores/Tertulianos, convidados para regularmente transmitirem o seu saber ao grupo, existe o espaço “A palavra aos Tertulianos”, onde qualquer um pode também transmitir ao grupo algo do seu saber.
            Mais recentemente, em 2008, foi criado o Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro.
            Actualmente composto apenas por vozes femininas, o coro da Tertúlia, habilmente comandado pelo maestro Carlos Ferreira e sempre bem acompanhado por excelentes músicos convidados, tem vindo a deliciar os Marinhenses cada vez que se apresenta em público.
            No passado dia 14 de Abril, tal como em anos anteriores, o Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro apresentou na Igreja de S. Pedro de Moel o habitual concerto de Páscoa.

Tertúlia do Anos de Ouro em 2005 no almoço comemorativo do primeiro aniversário
(In: Jornal da Marinha Grande, Nº 2154, 07-07-2005)

O Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro em 2012 nas comemorações do Dia Mundial da Música na Marinha Grande


Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro - Concerto de Páscoa 2017

Comentários