Avançar para o conteúdo principal

Na Mata Nacional do Urso

            Quem se deslocar na Estrada Atlântica em direcção a norte, atravessando a gigantesca mancha de pinheiro-bravo que se estende ao longo da faixa litoral do centro do país, depois de atravessar a Mata Nacional de Leiria/Pinhal do Rei, após a povoação da Praia da Vieira, vai encontrar as Matas Nacionais do Pedrogão e do Urso.
            Depois de atravessada a Mata Nacional do Urso, já dentro da área do Município de Pombal, existe uma rotunda, onde antes havia um cruzamento, no meio da qual se conservou o que creio ser a antiga entrada principal, a norte, da Mata Nacional do Urso.
            A obra, projectada e executada pelo Município de Pombal, no âmbito da construção da Estrada Atlântica e da ciclovia que a acompanha, foi inaugurada a 20 de Agosto de 2011.
            No meio da rotunda, em zona ajardinada e bem cuidada, manteve-se uma representação da antiga estrada e da antiga zona de controlo de entradas e saídas da Mata, incluindo a reprodução das antigas tranqueiras que existiam nas Matas Nacionais.
            Foram também recuperados alguns dos edifícios dos Serviços Florestais, hoje ICNF.
            A Mata Nacional do Urso foi das primeiras matas nacionais a ter uma gestão ordenada através dos Ordenamentos, o que, neste caso, nos remete para 1894. A comemoração dos 120 anos do seu primeiro Ordenamento teve lugar no dia 3 de Abril de 2014, altura em que se colocou uma placa alusiva.




Comentários